games
curiosidades
esportes
bizarro
filmes

Bizarro

Fobias muito estranhas e bizarras!

Do grego “fobos”, que significa medo, a fobia é um tipo de transtorno de ansiedade que acontece em situações bem específicas, tipo ver um certo animal ou objeto, ou passar por uma situação particular. É um medo tão desproporcional à situação (ou ao objeto) que muitas vezes é considerado irracional. Sem contar que a fobia pode atrapalhar as atividades cotidianas dos fóbicos, né? Muitos são os medos que a mente humana pode produzir, veja:

Papafobia – medo do Papa

A gente entende que Sua Santidade Papa Bento XVI pode ser um pouco assustadora às vezes, mas… não é para tanto, minha gente! Imagine a cena: você está indo visitar a sua avó no interior e, ao entrar na sala de estar, na parede da porta você se depara com… a foto do – oh, não! – papa! E sai correndo desesperado como se fosse a Marca Negra de Voldemort.

Metrofobia – medo de poesia

Não estamos falando aqui de “não gostar” de poesia. Isso é normal, as pessoas têm preferências literárias e tal. Estamos falando de medo. A não ser que a fobia tenha sido causada por um festival de poesia Vogon, não conseguimos pensar em muitos traumas que poderiam desencadear essa reação. Mas, com certeza, a metrofobia seria um problema nas aulas de literatura (e nos estudos pro vestibular).

Araquibutirofobia – medo de que alguma comida pastosa (como manteiga de amendoim) ou casca (de pipoca, amendoim, entre outras peles fininhas) grude no céu da boca e na gengiva

É isso mesmo que você leu! Um araquibutirófobo é aterrorizado pelo medo de comer pipoca e ficar com uma casquinha de pipoca enfiada no dente. Ou doce de leite grudado no ceu da boca. O bom dessa fobia é que é fácil evitá-la: basta nunca, jamais, comer qualquer um desses alimentos.

Barofobia – medo da gravidade

Como alguém consegue combater este medo? Câmaras anti-gravidade da Nasa? Ficar na cama de olhos fechados para sempre? Felizmente, é impossível evitar os efeitos da gravidade, mas para os barofóbicos, deve ser aterrorizante assistir a chuva, a queda de folhas de árvores no outono ou um jogo de basquete pela televisão.

Lacanofobia – medo de vegetais

Está aí uma fobia ótima para serem usadas como desculpa por crianças que não curtem um verdinho no prato. Basta praticar um ataque de pânico toda vez que a mãe se aproximar com a travessa de salada ou o chuchu refogadinho. Mas pare de rir por um minuto e pense nos lacanofóbicos reais e tente se lembrar se já viu alguém se estrebuchando de medo perto do hortifruti do supermercado.

Alliumfobia – medo de alho

Se aquele seu amigo meio pálido, que nunca sai no sol e que está sempre acordado de madrugada recusar uma pizza de alho, fique tranquilo: ele é só um alliumfobo muito estranho. Ou não, sei lá.

Pteronofobia – medo de que te façam cosquinhas com uma pena

Imagine só o pânico que um pteronófobo deve passar quando vai visitar a ala das aves no zoológico. Ou quando assiste um daqueles filmes antigos, em que as pessoas ainda usavam penas para escrever? E no carnaval? Ele deve passar longe dos desfiles e ficar em casa, protegido, onde nenhuma pena roçará seu nariz – ou pé, cotovelo, barriga…

Fagofobia – medo de engolir

Pode não ser anorexia, pode ser fagofobia. Vale levar a um médico e ver se é o caso de fazer alimentação por sonda, né? Mas deve ser horrível ter medo de engolir. Tanta comida deliciosa por aí…

Pantofobia – Medo de todas as coisas. Todas. As. Coisas.

Todas as fobias acima e MAIS! O pantófobo tem medo de tudo, inclusive de sentir medo. A pantofobia hardcore, em seu estado máximo, domina tanto a mente da pessoa que ela o mata, sem causas físicas reais. O corpo “se suicida”. Cataploft. Felizmente, este é um grau de fobia muito raro, em uma fobia já muito rara.

Quilofobia — medo de esquilos ou qualquer roedor
Penterofobia — medo da sogra
Parasquavedequatriafobia — medo de sexta—feira 13
Selenofobia — medo da lua
Telefonofobia — medo de telefone
Unatractifobia — medo de pessoas feias
Urofobia — medo de urina ou do ato de urinar
Uranofobia — medo do céu
Verbofobia — medo de palavras
Somnifobia — medo de dormir
Hipopotomonstrosesquipedaliofobia — medo de palavras grandes. (que irônico né. Imagine falar: Olha, sinto muito, mas você tem a Hipopotomonstrosesquipedali... Ei! Calma, não precisa correr!) errr :P
Geliofobia — medo de rir
Geniofobia — medo de manter a cabeça erguida
Fobofobia — medo de fobias
Eisoptrofobia — medo de espelhos ou de se ver no espelho
Ambulofobia — medo de andar
Ablutofobia — medo de tomar banho.
Eremofobia — medo de ficar só
Ereutrofobia — medo de ficar vermelho
Ergasiofobia — medo de trabalhar ou de operar (cirurgião)
Ergofobia — medo do trabalho

loucura né? Imagine ter medo de tomar banho, de se ver no espelho, de dormir, de andar e de trabalhar. Ual! *_*



Compartilhe:




Bizarro, em 11/07/2011 às 10:52 por Juliane






Comentários:





destaques em Bizarro

[vídeos] Italiana diz ter dado a luz 28 alienígenas

Existe vida em outros planetas? Este é um questionamento que [ler+]

Mulher chinesa de 101 anos desenvolveu um chifre na testa

Uma mulher chinesa de 101 anos, moradora de Linlou, na proví [ler+]

Chinês passa quatro anos com lâmina de faca na cabeça

Um chinês foi ao médico reclamando de dores de cabeça e gost [ler+]

O homem que tinha uma planta no pulmão

Um galho de árvore de 5 cm foi encontrado no pulmão do russo [ler+]

mais vistos em Bizarro

Unhas gigantes

Esta é a americana Lee Redmond, 67 anos, (moradora da cidade [ler+]

Bebê nasce com um olho só e sem nariz

O nascimento de uma criança chamou a atenção da população do [ler+]

'Shrek' e 'Fiona' se casam na vida real

Keith Green de 44 anos e Christine England de 40 anos, tiver [ler+]

Menino de dois anos fuma 40 cigarros por dia

Hardy Rizal, vive na Indonésia, tem apenas dois anos e não c [ler+]