games
curiosidades
esportes
bizarro
filmes

Curiosidades

Qual é o animal mais difícil de matar do mundo?

O animal mais difícil de matar da Terra é o chamado Urso de água ou tardígrado, invertebrados microscópicos de 0,1 ou 0,2 mm de comprimento com oito patas, garras e cabeça que parece uma pequena sonda. Os tardígrados foram descritos pela primeira vez por Johann August Ephraim Goeze em 1773. O seu nome, tardigrada, significa "que se desloca lentamente" e foi dado por Lazzaro Spallanzani em 1777 justamente devido à lentidão deste animal.

Os tardígrados são especialmente abundantes na superfície úmida que recobre musgos e samanbaias, ainda que também existam espécies oceânicas e de água doce, não existindo virtualmente local do mundo que não habitem. São praticamente indestrutíveis, não morrem inclusive se forem fervidos, congelados ou dissecados.

Existem estudos que demonstram que, em estado de metabolismo indetectável, podem sobreviver a temperaturas que oscilam entre os -272ºC (próximo do zero absoluto) e os 149ºC, bem como à imersão em álcool puro e em éter. Cientistas russos afirmam ter encontrado tardígrados vivos no bico dos foguetes recém chegados de volta do espaço exterior.

São animais tão duros que inclusive podem sobreviver no espaço exterior. Em setembro de 2007 lançou-se a nave russa FOTON-M3 da ESA, e nela foram colocados um grupo de tardígrados. Comprovou-se que não só sobreviveram às condições do espaço exterior, senão que inclusive mantiveram sua capacidade reprodutiva. Ademais, podem suportar 1.000 vezes mais radiação que os seres humanos e viver até 120 anos em estado de hibernação sem água e se reativam assim que recebem.

Vivem poucas semanas, mas virtualmente podem viver muitos anos porque têm a habilidade de se encolher, desidratando-se, e permanecendo praticamente morto, em estado criptobiótico. É neste estado que conseguem suportar as extremas condições mencionadas e "voltarem à vida" ao se reidratarem novamente.

Assim são considerados "os mais resistentes animais da Terra" por terem elaborado uma estratégia de dormência completa, que os permite desligar todos os seus sistemas e processos biológicos quando encontram condições ambientes que não suportam a vida animal.



Compartilhe:




Curiosidades, em 16/08/2011 às 17:59 por Juliane






Comentários:





destaques em Curiosidades

Conheça a mulher que mais fez cirurgias plásticas no mundo

Cindy Jackson tem 55 anos e é a recordista do Guiness na cat [ler+]

As minhocas não têm pulmão e possuem vários corações

As minhocas possuem um complexo sistema circulatório e podem [ler+]

9 tradições perigosas ao redor do mundo

Em alguns países islâmicos, é mais do que normal ver mulhere [ler+]

Um dos predadores marinhos mais temido que a Terra já teve

Cientistas descobriram recentemente o crânio pertencente a u [ler+]

mais vistos em Curiosidades

Qual é a coisa mais nojenta que existe?

Pense em um lenço estranho, de uma pessoa desconhecida, ping [ler+]

9 tradições perigosas ao redor do mundo

Em alguns países islâmicos, é mais do que normal ver mulhere [ler+]

Sagui-leãozinho, o menor macaco do mundo

O sagui-leãozinho ou sagui pigmeu é o menor primata do mundo [ler+]

A aranha mais venenosa do mundo

Extremamente rápida, agressiva e venenosa, a aranha armadeir [ler+]


publicidade

publicidade