games
curiosidades
esportes
bizarro
filmes

Curiosidades

Porque é errado jogar pilha no lixo?

O que você faz quando a pilha do controle remoto acaba? Pode parecer muito simples jogá-la no lixo, mas é bom saber que pilhas e baterias são cheias de substâncias tóxicas como chumbo, cádmio e mercúrio que, a partir dos lixões, podem contaminar o solo e a água. O mesmo vale para celulares, filmadoras ou qualquer aparelho que possua uma bateria interna (aqueles que você carrega ligando diretamente na tomada).

Abandonadas nos lixões, as baterias enferrujam e vazam. As substâncias liberadas são absorvidas pelo solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, se espalhando pela água. As pessoas que tiverem contato com esta água, seja bebendo, tomando banho ou comendo um vegetal regado com ela serão contaminadas. O tempo de decomposição dos metais pesados usados em pilhas e baterias é infinito, pois mesmo que a água seja filtrada ou fervida eles continuarão presentes. Até vacas que se alimentarem de pasto contaminado terão seu leite e carne afetados

Existe uma lei que obriga as lojas que vendem aparelhos eletrônicos e/ou pilhas e baterias a recolhê-los quando eles forem considerados lixo. Não importa se elas estão estragadas ou não: se quiser jogar fora, você tem que levar de volta à loja onde as comprou. Os estabelecimentos ficam encarregados da reutilização, reciclagem ou descarte apropriado do material. E se você encontrar algum lugar que se recuse a receber suas baterias, pode reclamar.

Mas existem alguns tipos de pilhas que não são tóxicas e podem ser jogadas no lixo sem problemas. São as pilhas secas dos tipos zinco-manganês ou alcalina-manganês e as pilhas portáteis de lítio ou zinco. Vale a pena guardar a embalagem e dar uma olhadinha para garantir quando for jogá-las fora.

Outra boa idéia é trocar as pilhas e baterias comuns pelas recarregáveis, que, por não serem descartáveis, gastam menos energia para serem fabricadas e liberam menos poluição no ar. Mas lembre-se: o carregador é um aparelho de bateria interna, portanto, não deve ser jogado no lixo comum.



Compartilhe:



Fonte


Curiosidades, em 19/06/2010 às 00:00 por Juliane






Comentários:





destaques em Curiosidades

As minhocas não têm pulmão e possuem vários corações

As minhocas possuem um complexo sistema circulatório e podem [ler+]

12 Paradoxos da viagem no tempo

1) Paradoxo do Avô: Certamente o mais famoso paradoxo tempor [ler+]

O abrigo de sementes do juizo final

A caverna (ou abrigo) de sementes do juízo final situa-se nu [ler+]

Corrida Tough Guy 2012, somente para durões

Disputada pela primeira vez em 1986, a corrida Tough Guy é r [ler+]

mais vistos em Curiosidades

Qual é a coisa mais nojenta que existe?

Pense em um lenço estranho, de uma pessoa desconhecida, ping [ler+]

9 tradições perigosas ao redor do mundo

Em alguns países islâmicos, é mais do que normal ver mulhere [ler+]

Sagui-leãozinho, o menor macaco do mundo

O sagui-leãozinho ou sagui pigmeu é o menor primata do mundo [ler+]

A aranha mais venenosa do mundo

Extremamente rápida, agressiva e venenosa, a aranha armadeir [ler+]