games
curiosidades
esportes
bizarro
filmes

Curiosidades

Como se forma uma caverna?

A caverna se forma quando água ácida penetra no solo, entra em contato com rochas calcárias e as dissolve, formando ocos no relevo. Esse processo é o que define o surgimento da maioria dos tipos de caverna.

Segundo a espeleologia, ramo da ciência que estuda o assunto, caverna é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam o acesso de seres humanos. Mas essa definição também abrange outras formas, como as cavernas em geleiras, recifes de coral ou rochas não calcárias. Outras variedades surgem provocadas por erosão, lava ou substâncias produzidas por bactérias. Seja qual for o tipo, elas são importantes não só para curiosos mas para os cientistas também.

Durante milhões de anos, a acidez da água dissolve aos poucos a dureza da rocha. Os tipos de caverna dependem dos agentes que esburacam as rochas:

-> Erosão: As ondas do mar erodem as rochas no litoral. Mas, como não rola um processo químico, não há estalactites nem estalagmites.

Estalactites são formações rochosas sedimentares que se originam no teto de uma gruta ou caverna, crescendo para baixo, em direção ao chão da gruta ou caverna, pela deposição (precipitação) de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja do teto. Apresentam frequentemente uma forma tubular.

Estalagmites são formações que crescem a partir do chão de uma gruta ou caverna que vão em direção ao teto, formadas pela deposição (precipitação) de carbonato de cálcio arrastado pela água que goteja do teto.

-> Lava: Quando a lava escorre de um vulcão, pode formar um compartimento oco, que, depois que o magma resfria, gera uma caverna.

-> Bactérias: Em vez de vir com a água da chuva, o ácido que corrói a rocha calcária pode ser produzido por bactérias que vivem nos subterrâneos.

No escurinho da caverna, plantas não sobrevivem. Mas lá dentro há fungos, bactérias e animais, como morcegos, que entram e saem. Há ainda os troglobios, espécies adaptadas à escuridão - a maioria não tem cor nem olhos, já que sem luz não podem ver nem ser vistos.

"As cavernas são um baú fabuloso de recordações da história do planeta e da vida" - diz o espeleólogo Clayton Ferreira Lino, coordenador da Rede Brasileira de Reservas da Biosfera - "Dentro desse baú, há informações sobre a história geológica da Terra, a formação da vida no planeta e a evolução do ser humano. Enquanto usavam as cavernas como casa, esconderijo e até como templo, nossos ancestrais deixaram inscrições nas paredes, fósseis e materiais que dão pistas de como era a vida na época das cavernas".



Compartilhe:



Fonte


Curiosidades, em 13/07/2010 às 00:00 por Juliane






Comentários:





destaques em Curiosidades

Conheça a mulher que mais fez cirurgias plásticas no mundo

Cindy Jackson tem 55 anos e é a recordista do Guiness na cat [ler+]

12 Paradoxos da viagem no tempo

1) Paradoxo do Avô: Certamente o mais famoso paradoxo tempor [ler+]

As gêmeas que compartilham os sentidos

Os nomes são Tatiana e Krista. Seu caso é um dos mais incrív [ler+]

9 tradições perigosas ao redor do mundo

Em alguns países islâmicos, é mais do que normal ver mulhere [ler+]

mais vistos em Curiosidades

Qual é a coisa mais nojenta que existe?

Pense em um lenço estranho, de uma pessoa desconhecida, ping [ler+]

9 tradições perigosas ao redor do mundo

Em alguns países islâmicos, é mais do que normal ver mulhere [ler+]

Sagui-leãozinho, o menor macaco do mundo

O sagui-leãozinho ou sagui pigmeu é o menor primata do mundo [ler+]

A aranha mais venenosa do mundo

Extremamente rápida, agressiva e venenosa, a aranha armadeir [ler+]