games
curiosidades
esportes
bizarro
filmes

Curiosidades

Beber água demais pode matar?

Costumamos ser bombardeados com a afirmação de que beber bastante água faz bem à saúde. Contudo, às vezes exagerar na dose pode fazer mal ao nosso corpo e pode, em casos extremos, até matar. Mas, como essa substância essencial à vida pode acabar com ela? Segundo a PhD em química Anne Marie Helmenstine, consultora do site About.com, o problema é que ingerir muito desse líquido pode causar uma intoxicação conhecida como hiponatremia.

Segundo Anne, essa condição é mais comum em crianças com menos de seis meses de idade e, às vezes, também acontece com atletas, que perdem muita água e eletrólitos nas competições. As nossas células mantém certo equilíbrio de concentração de sódio e, quando há excesso de água fora da célula, esta atrai sódio do interior numa tentativa de restabelecer a concentração necessária. Quanto mais água é acumulada, mais a concentração de sódio fora da célula diminui.

Outra maneira de as células manterem esse balanço é absorver a água de fora. Essa tentativa de restabelecer o balanço faz com que as células inchem a ponto de romperem.

A hiponatremia pode causar batimentos cardíacos irregulares, a entrada de líquidos nos pulmões e tremulações nas pálpebras. A intoxicação por água ainda causa inchação no cérebro e nervos e pode fazer que a pessoa afetada tenha um comportamento que lembra o de alguém com intoxicação alcoólica.

A inchação do cérebro ainda pode causar tontura, coma e a morte, caso a ingestão de água não seja restringida e uma solução hipertônica salina (com sódio) seja administrada. Se a pessoa for atendida antes de o problema causar muito dano celular, a recuperação leva poucos dias.

Anne diz ainda que podemos sim tomar muita água - um adulto pode processar 15 litros do líquido em um único dia. A intoxicação ocorre quando se toma muita água em um curto espaço de tempo. Em resumo: a não ser que você seja um maratonista ou um bebê, a chance de sofrer de hiponatremia é muito pequena.



Compartilhe:



Fonte


Curiosidades, em 16/08/2010 às 10:42 por Juliane






Comentários:





destaques em Curiosidades

Conheça a mulher que mais fez cirurgias plásticas no mundo

Cindy Jackson tem 55 anos e é a recordista do Guiness na cat [ler+]

As gêmeas que compartilham os sentidos

Os nomes são Tatiana e Krista. Seu caso é um dos mais incrív [ler+]

Um dos predadores marinhos mais temido que a Terra já teve

Cientistas descobriram recentemente o crânio pertencente a u [ler+]

12 Paradoxos da viagem no tempo

1) Paradoxo do Avô: Certamente o mais famoso paradoxo tempor [ler+]

mais vistos em Curiosidades

Qual é a coisa mais nojenta que existe?

Pense em um lenço estranho, de uma pessoa desconhecida, ping [ler+]

9 tradições perigosas ao redor do mundo

Em alguns países islâmicos, é mais do que normal ver mulhere [ler+]

Sagui-leãozinho, o menor macaco do mundo

O sagui-leãozinho ou sagui pigmeu é o menor primata do mundo [ler+]

A aranha mais venenosa do mundo

Extremamente rápida, agressiva e venenosa, a aranha armadeir [ler+]