games
curiosidades
esportes
bizarro
filmes

Curiosidades

Como transformar cabelo em diamante?

O carbono é um dos elementos mais abundantes do planeta, que dá origem a materiais tão distintos quanto grafite e o diamante. Ao mesmo tempo, é também base da química orgânica e está presente nos seres vivos – nas plantas, animais e no homem.

O que transforma um elemento tão comum em pedra preciosa, composta 100% de carbono, são condições específicas de temperatura e pressão. "Na natureza os diamantes demoram milhões de anos para se formar, mas em laboratório reduzimos esse tempo recriando as condições necessárias" - diz Flávio Amante, diretor da Brilho Infinito, única empresa que comercializa no Brasil os diamantes feitos a partir de cabelo.

Em seu laboratório, na Espanha, a empresa utiliza fornos de mais de 1.600º C e pressões de 45 mil atmosferas para transformar madeixas em brilhantes. São necessários cerca de sete centímetros de cabelo para formar as pedras que variam de 0,20 a 0,70 quilate. O cabelo é aquecido até ser, literalmente, carbonizado. O material é macerado e prensando até virar uma pastilha que é então submetida a altíssimas pressões para se transformar em diamante. A última etapa é a lapidação, finalizando um processo que leva cerca de dois meses – incluindo transporte.

"O cliente pode escolher o tamanho mínimo da pedra que deseja e também a cor" - explica Amante. Para obter os tons desejados, basta adicionar os elementos que, na própria natureza, são responsáveis pelos pigmentos das pedras. "O azul é proveniente do boro, o champagne é a cor natural das pedras e a incolor, a mais conhecida, fica assim por causa da adição do nitrogênio" - diz.

Outras cores podem estar disponíveis em algum tempo, como rosa, verde e amarelo – e também outros tamanhos, já que 0,7 quilate é, por enquanto, o máximo garantido.

Desde o lançamento da marca no Brasil, no início do ano, mais de 400 clientes já encomendaram suas peças que, segundo o diretor, agradam pelo o que representam. - Você pode fazer a pedra com fios de cabelos de várias pessoas, já vi casais fazendo juntos, filhos que fizeram para a mãe... - , diz.

A empresa criou um sistema: o próprio cliente corta suas madeixas e as coloca em uma embalagem previamente cedida, com o lacre selado e uma etiqueta assinada colocada por cima. Ao chegar ao laboratório, o processo é todo filmado: do momento em que o cientista rompe o lacre até a entrada da pastilha na câmara de pressão.

Apesar de durarem para sempre, as pedras têm um custo alto: o modelo mais simples, de 0,20 quilates e da cor champagne, custa a partir de R$4,5 mil. - Mas o valor inclui todo o transporte, o certificado de um laboratório atestando que se trata mesmo de um diamante e classificando a pedra e o DVD com a filmagem do processo - diz o diretor.

Flavio Amante esclarece uma dúvida importante: e os carecas? A técnica permite produzir diamantes a partir de pelos do corpo. Já tive casos de clientes retirando do braço, por exemplo, mas não é praxe perguntarmos de onde veio o material – você envia de onde quiser e, desde que seja cabelo do corpo, fabricamos a pedra.



Compartilhe:




Curiosidades, em 17/12/2009 às 00:00 por Juliane






Comentários:





destaques em Curiosidades

Parque temático de chocolate

Inaugurado em Shanghai em 2010, o World Chocolate Wonderland [ler+]

Hotel Montanha Mágica

Localizado na reserva natural de Huilo Huilo, em meio aos An [ler+]

John Titor, o homem que viajou no tempo

Em Novembro do ano de 2000, Timetravel_0 era o nickname de J [ler+]

Corrida Tough Guy 2012, somente para durões

Disputada pela primeira vez em 1986, a corrida Tough Guy é r [ler+]

mais vistos em Curiosidades

Qual é a coisa mais nojenta que existe?

Pense em um lenço estranho, de uma pessoa desconhecida, ping [ler+]

9 tradições perigosas ao redor do mundo

Em alguns países islâmicos, é mais do que normal ver mulhere [ler+]

Sagui-leãozinho, o menor macaco do mundo

O sagui-leãozinho ou sagui pigmeu é o menor primata do mundo [ler+]

A aranha mais venenosa do mundo

Extremamente rápida, agressiva e venenosa, a aranha armadeir [ler+]

vídeos

Como é chegar de paraquedas a um estádio lotado

Só pode ter uma coisa mais excitante que saltar em paraquedas: fazê-lo sobre um dos maiores estádios [ler+]

» recente em vídeos

Ver Mais Vídeos »

curiosidades

Quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?

Conclusões passadas davam conta de que seria o ovo, graças à evolução onde dois animais semelhantes [ler+]

» recente em curiosidades

Ver Mais Curiosidades »