games
curiosidades
esportes
bizarro
filmes

Curiosidades

Por que não lembramos dos primeiros anos de nossa vida?

Os cientistas chamam esta ausência de lembranças de amnesia infantil e uma nova pesquisa científica realizada no Canadá, da qual participaram 140 crianças entre 4 e 13 anos, revela que até um pouco antes de ir à escola (ao redor dos quatro cinco anos) as crianças recordam o que ocorreu em anos anteriores -inclusive experiências anteriores aos 18 meses- mas dois anos mais tarde essas memórias são apagadas.

Por que não conseguimos recordar?

Se você chegou até este ponto da leitura, é que certamente está interessado na resposta, mas há de ficar um pouco decepcionado como também fiquei: segundo os cientistas a razão pela qual esquecemos o que aconteceu na nossa infância mais tenra ainda é incerta.

Alguns especialista especulavam que isto se deve ao fato de que antes dos quatro anos não temos a capacidade cognitiva e de linguagem para formar memórias. E que ainda que estas lembranças não se perdem totalmente, não conseguimos armazená-las em nosso cérebro. A nova pesquisa,apesar de reveladora sobre este aspecto, também não tem a explicação sobre o assunto.

No estudo, as crianças relataram três de suas experiências mais antigas que pudessem recordar e o período em isto havia ocorrido. Descobriram que os mais novos tinham mais lembranças de seus primeiros anos, inclusive dos 18 meses de idade.

Dois anos mais tarde solicitaram as estas mesmas crianças que recordassem três experiências temporãs de sua vida. O resultado? As que tinham entre 4 e 7 anos recordavam experiências muito diferentes das quais haviam contado antes. Muitas das lembranças que tinham tido dois anos antes tinham desaparecido. Enquanto as crianças que tinham entre 10 e 13 anos descreveram as mesmas experiências em ambos os experimentos.

Ao contrário do que se cria, as crianças menores têm sim capacidades cognitivas, linguísticas e de memória para recordar as coisas que ocorreram no passado. Mas, ao que tudo indica, quando o cérebro assimila a capacidade cognitiva da fala e sua associação com as palavras, nosso cérebro entra em "tilt" e apaga tudo o que existia antes ou abandona as lembranças em uma espécie de limbo cerebral.



Compartilhe:




Curiosidades, em 23/05/2011 às 14:43 por Juliane






Comentários:





destaques em Curiosidades

As minhocas não têm pulmão e possuem vários corações

As minhocas possuem um complexo sistema circulatório e podem [ler+]

Corrida Tough Guy 2012, somente para durões

Disputada pela primeira vez em 1986, a corrida Tough Guy é r [ler+]

Conheça a mulher que mais fez cirurgias plásticas no mundo

Cindy Jackson tem 55 anos e é a recordista do Guiness na cat [ler+]

Menina de 16 anos que não envelhece

Brooke Greenberg tem o tamanho e a capacidade mental de uma [ler+]

mais vistos em Curiosidades

Qual é a coisa mais nojenta que existe?

Pense em um lenço estranho, de uma pessoa desconhecida, ping [ler+]

9 tradições perigosas ao redor do mundo

Em alguns países islâmicos, é mais do que normal ver mulhere [ler+]

Sagui-leãozinho, o menor macaco do mundo

O sagui-leãozinho ou sagui pigmeu é o menor primata do mundo [ler+]

A aranha mais venenosa do mundo

Extremamente rápida, agressiva e venenosa, a aranha armadeir [ler+]