games
curiosidades
esportes
bizarro
filmes

Esportes

Que tecnologias podem auxiliar juízes de futebol no futuro?

Comunicação eletrônica e imagens de vídeo são os principais recursos para auxiliar os árbitros no futuro. Esses recursos tecnológicos já existem e alguns inclusive estão sendo testados.

O problema é implantá-los oficialmente. Qualquer proposta de mudança no futebol só entra em vigor depois de aprovada pela International Football Association Board (Ifba), uma comissão formada por quatro representantes da Fifa e um de cada federação de futebol britânica (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales).

Qualquer proposta precisa de pelo menos seis dos oito votos para ser aprovada. E, diferentemente da Uefa (a confederação européia), que é declaradamente a favor do uso de novas tecnologias no futebol, a Fifa e, conseqüentemente, a Ifba são conservadoras.

Na última reunião da Ifba, a federação italiana propôs implantar câmeras na linha do gol para comprovar a passagem da bola. A proposta, como já era esperado, foi reprovada.


Parece filme de ficção científica, mas estes recursos já podiam fazer parte do futebol:

-> PÕE NA TELA!

Lances polêmicos, como uma agressão sem bola ou uma falta digna de cartão vermelho, são esclarecidas para os torcedores através do telão. Nos Estados Unidos, essa tecnologiajá é usada no basquete e no futebol americano, que vai além: O juiz chega a esclarecer sua marcação através do sistema de som do estádio.

-> CARTÃO-VAGALUME

Para evitar que os torcedores e os próprios atletas confundam as cores dos cartões (principalmente em jogos noturnos), o contorno do cartão é iluminado. Quando o juiz o levanta, aperta um botão que acende uma espécie de néon da mesma cor do cartão.

-> ALÔ, ALÔ

Um radiotransmissor, com fone e microfone, permite o contato entre o quarto árbitro, os assistentes e o árbitro, que pode receber toques como: "Olha para a esquerda. O número 6 agrediu o 9". Para evitar interferências, pode-se usar uma placa misturadora de voz ou até comunicação digital (como voip).

-> SOM ELETRÔNICO

Apitos eletrônicos - acionados por meio de um botão - já existem, mas ainda não são usados no esporte. Além de poupar o fôlego do juiz, que pode faltar depois de uma arrancada, produz um som mais potente e claro para nossos ouvidos.

-> QUER DAR UMA ESPIADINHA?

Câmeras espalhadas pelo campo acompanham todos os jogadores, flagrando faltas, agressões, mão na bola e etc. O quarto árbitro vê todas as imagens em um monitor e pode manipulá-las em tempo real, com direito a zooms e replays. O time de beisebol Boston Red Sox usou um software com esses recursos na última temporada.



Compartilhe:



Fonte


Esportes, em 06/09/2010 às 11:42 por Juliane






Comentários:





mais vistos em Esportes

O mais alto jogador da NBA de todos os tempos

Com 2 metros e 31 centímetros de altura, o sudanês Manute Bo [ler+]

Qual é o esporte coletivo mais violento?

Não é nenhuma caixinha de surpresas: os esportes coletivos d [ler+]

Como os anabolizantes agem no corpo humano?

Tomando Bomba: Os esteroides anabolizantes são substâncias s [ler+]

Conheça os 30 jogadores mais valiosos do futebol 2010

Quem vale mais: Neymar ou Ganso? Alexandre Pato ou Javier Pa [ler+]