games
curiosidades
esportes
bizarro
filmes

Filmes

Meu Malvado Favorito encanta com vilão de bom coração

Foi-se o tempo em que o vilão era o personagem mais desprezível de um filme. Desde que ogros e pinguins psicopatas ganharam o gosto do público, é crescente o número de feiosos e adeptos da vilania a caírem nas graças da platéia. Foi seguindo esta tendência que Gru, o vilão de coração mole que protagoniza “Meu Malvado Favorito” chegou aos cinemas e, de cara, garantiu um feito admirável: desbancou a bilheteria de “Eclipse” em sua estréia americana.

No longa, Gru (voz original de Steve Carell, da série “The Office”, que finalmente pode ser ouvido legendado em DVD) é um vilão pretensioso. Seu sonho é ser o maior do mundo e, para isso, cria planos mirabolantes – como roubar a lua.
Seu grande problema é que um vilão mais jovem está sob os holofotes após roubar uma das pirâmides do egito (e escondê-la no quintal de casa), além de ter em mãos uma poderosa arma encolhedora, essencial para Gru realizar sua ambição lunática. Como parte do plano para pegar a tal arma, Gru adota três meninas órfãs e, sem querer, descobre-se não tão vilão assim.

É a partir desta base totalmente nonsense que o roteiro do filme se desenvolve. Sem se preocupar em fornecer explicações precisas sobre personagens ou acontecimentos, “Meu Malvado Favorito” revela-se uma diversão totalmente descompromissada. Basta deixar de lado qualquer tipo de preocupação em encontrar coerência na trama para se divertir com o humor pastelão proposto. Diferente de outras animações recentes, aqui não há piadas de duplo sentido para adultos sacarem ou referências pop que passam despercebidas pelos menores. O filme abusa da ingenuidade e se priva de qualquer tipo de malícia em sua composição – com excessão de uma ou outra piada maldosa (proferidas pela mãe de Gru).

A animação possui dois pilares que sustentam o interesse dos espectadores: o humor trapalhão e o encantamento dramático. As trapalhadas ficam por conta dos Minions, criaturinhas fofas – mas nada inteligentes – que auxiliam o protagonista em seus planos. Fanfarrões, os bajuladores ajudantes de Gru são o que há de mais divertido no filme. Em contrapartida, a ternura é destilada pelo trio de irmãs órfãs, principalmente pela doce Agnes, a caçula. A cena em que Gru lê para elas um livro infantil é emocionante – tanto pela poesia da história quanto pelo tom singelo com que revela o relacionamento afetivo entre elas e o “pai adotivo”.

Se a cópia que chega em DVD e Blu-ray não tem o prejuízo causado pela dublagem nacional, a cargo de Leandro Hassum e Marcius Melhem (dupla humorista do programa “Os Caras de Pau” da Rede Globo), perde na TV o excelente uso do 3D – principalmente nas sequências da montanha russa e do pouso da foguete no meio da cidade.

As inconsistências do roteiro são muitas e alguns clichês desnecessários (como a inevitável cena de dança no final), mas aceitá-los como irrelevantes torna-se o grande charme do filme. Por dialogar exclusivamente com as crianças, será necessário aos acompanhantes adultos deixarem-se absorver por sua irresistível infantilidade para verdadeiramente apreciar a obra. Pela soma de suas qualidades, este revela-se o filme perfeito para as férias da molecada.



Compartilhe:




Filmes, em 30/12/2010 às 10:01 por Juliane






Comentários:





destaques em Filmes

James Cameron vai filmar Avatar 2 nas profundezas do Pacífico

Depois de apresentar ao mundo toda a capacidade do 3D com “A [ler+]

Sutherland confirma filme de 24 Horas

No início deste ano a Fox afirmou que o filme da série de TV [ler+]

Keanu Reeves diz que Matrix pode ganhar novas sequências

Durante uma entrevista em Londres, na qual divulgava o seu n [ler+]

Estúdio contrata diretores para Atividade Paranormal 3

Segundo o Blood Disgusting, a Paramount escalou a dupla Henr [ler+]

mais vistos em Filmes

Samara retornará para assombrar o público em O Chamado 3D

Os fãs de filmes de horror jamais vão esquecer da pequena – [ler+]

Tim Burton vai produzir uma animação da Família Addams

O diretor Tim Burton está preparando uma animação da "Famíli [ler+]

Veja alguns dos filmes de terror mais perturbadores

Saiba alguns dos filmes de terror mais horripilantes e pertu [ler+]

A sequência da animação Monstros S/A

Os estúdios Disney anunciaram que farão uma sequência para a [ler+]