Um dos maiores desafios da humanidade é tentar criar a consciência artificial. Alguns duvidam que isso seja possível — e até mesmo que deva ser feito. No entanto, pesquisadores mais ousados não deixam de arriscar. “Temos de considerar a consciência da máquina como um grande desafio, como colocar um homem na Lua”, diz Antonio Chella, da Universidade de Palermo, na Itália, e editor da International Journal of Consciousness Machine.
Provavelmente, o software que chegou mais longe até o momento é o IDA, Agente de Distribuição Inteligente, criado em 2003 por Stan Franklin, da Universidade de Memphis, no Tennessee. O IDA atribui a oficiais da Marinha norte-americana novos postos de trabalho quando eles terminam um turno de serviço. Para tanto, tem de conciliar as políticas navais, as exigências do trabalho, custos variáveis e as necessidades dos marinheiros. Como as pessoas, o IDA tem níveis de processamento “consciente” e “inconsciente”. No nível inconsciente, ele usa agentes de software para coletar dados e processar informação. Esses agentes competem para entrar na “consciência” do IDA, onde interagem uns com os outros e as decisões são tomadas. A atualização Learning IDA (LIDA) foi concluída este ano. Ela aprende com o que chega a sua consciência e usa isso para decisões futuras. A LIDA também tem o benefício das “emoções” — metas de alto nível que orientam a tomada de decisão.
Outro avanço surgiu da criação de robôs capazes de manter sua função depois de danificados. Em 2006, Josh Bongard, na Universidade de Vermont, em Burlington, nos Estados Unidos, projetou um robô que anda com um modelo interno de si próprio atualizado continuamente. Se ele for danificado, esse autoconhecimento permite que ele crie uma maneira alternativa de andar utilizando as capacidades que ainda tem. Junto com um modelo interno, o robô desenvolvido pela equipe de Owen Holland, da Universidade de Sussex, Reino Unido, também é anatomicamente parecido com os humanos. “Um robô com corpo similar ao de um ser humano vai desenvolver uma cognição parecida com a dos humanos”, afirma Owen.
Nenhuma dessas abordagens resolve o que muitos consideram ser o “problema difícil” da consciência: a consciência subjetiva. Ninguém sabe ainda como projetar o software para isso. Mas, à medida que as máquinas se sofisticam, o problema pode desaparecer — ou porque a consciência vai emergir de forma espontânea ou porque simplesmente vamos presumir que ela surgiu sem ter certeza disso. Afinal, quando se trata de outros seres humanos, só podemos supor que eles têm consciência subjetiva também.
Embora talvez nunca saibamos com certeza se uma máquina está expressando a consciência ou apenas aparentando fazê-lo, a construção de uma máquina desse tipo iria revolucionar a nossa compreensão do cérebro. “Meu objetivo real é descobrir como a mente funciona”, diz Franklin. “Você realmente não sabe como algo funciona até que possa construí-lo.”
Interessante, em 24/09/2010 às 11:20 por Juliane
O cinema costumava ser uma arte autoritária — cabia à platei [ler+]
Após perder os braços em um acidente de trabalho há quatro a [ler+]
Imagine você em uma sala de cinema assistindo o filme Pirata [ler+]
A foto é uma representação visual de um som alto e incomum v [ler+]
A Atlântida ou Atlantis é uma lendária ilha ou continente cu [ler+]
Se você achava que a criatividade das marcas estava no fim, [ler+]
Anke Domaske, uma designer de moda e microbiologista alemã, [ler+]
Alan Hind tem 28 anos e vive sem um terço de seu crânio devi [ler+]
Game de tiro Rage terá versão para iPhone
Reed Flute Cave, a caverna mais colorida do mundo
Preso após ligar quase 220 vezes para polícia em 3 dias
Conheça Riley, o cachorro com sorriso humano
Por que algumas pessoas possuem olhos de cores diferentes?
Divulgado o primeiro vídeo do novo filme de Steven Spielberg
Um ótimo time-lapse, desta vez realizado pelo fotógrafo Dan Eckert, que nos leva por uma viagem surp [ler+]
A bolsa mais cara do mundo recebe o nome de Mouawad 1001 Nights Diamond Purse e tem o preço estimado [ler+]
Uma cidade de plástico construída no meio do Oceano Pacífico para abrigar até meio milhão de habitan [ler+]
Para comemorar o 25° aniversário do personagem Mario, a Nintendo desenvolveu uma versão vermelha do [ler+]
Os fãs de filmes de horror jamais vão esquecer da pequena – e maldita – Samara Morgan, de “O Chamado [ler+]
A brasileira Maria do Nascimento Audete tem 30 anos, mas não parece ter mais do que 9 meses. Esse cu [ler+]
O Al Wasl, clube dos Emirados Árabes, confirmou nesta segunda-feira que Diego Maradona será o técnic [ler+]
Na hora de realizar tarefas complexas, há algo a mais de que o cérebro precisa: ritmo. Segundo estud [ler+]