games
curiosidades
esportes
bizarro
filmes

Interessante

Físicos predizem o fim da religião

Os cidadãos de nove países abandonarão por completo as crenças religiosas dentro de alguns anos. Esta é a principal conclusão de um modelo matemático desenvolvido por físicos da Universidade do Arizona e da Corporação de Pesquisa para o Avanço da Ciência (RCSA), que relaciona o número de pessoas crentes e as motivações sociais para manter a fé.

Segundo a pesquisa, as sociedades modernas seculares nas quais é mais útil para os indivíduos não achar o que fazer, simplesmente, a religião terminará por se extinguir. Para chegar a esta conclusão, os cientistas, que apresentaram os resultados durante a última reunião da Sociedade Estadunidense de Física em Dallas, coletaram os dados de países com censos que remontam até um século e nos quais são consultados a filiação religiosa. Os países: Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda (chama a atenção, porque é um país de grande tradição católica), Países Baixos, Nova Zelândia e Suíça.

Os pesquisadores assinalam que as pessoas que dizem não ter nenhuma afiliação religiosa constituem o grupo "espiritual" que cresce mais rápido em diferentes países ao redor do mundo.

- "Em um grande número de democracias seculares modernas há uma tendência popular a identificar-se como não filiados a nenhuma fé", explicou Richard Wiener, pesquisador da RCSA e coautor do estudo. - "Nos Países Baixos, por exemplo, é quase metade da população, e na República Checa são a maioria, em torno de 60%".

Os cientistas utilizaram em seu estudo uma dinâmica não linear, utilizada para explicar uma ampla gama de fenômenos físicos nos quais se interconectam uma série de fatores diferentes. Ao que parece, o sistema é muito similar ao empregado em outra pesquisa em 2003 que predizia que entre 80 e 90% das linguagens utilizadas hoje em dia estão destinadas a morrer durante este século porque já não resultam práticas.

Os pesquisadores descobriram que os parâmetros eram similares em todos os países estudados, motivo pelo qual os resultados serão os mesmos em todos eles: a religião se encaminha à extinção.

A equipe também acha que seu modelo matemático pode ser aplicado a outros grupos humanos em concorrência, como fumantes x não fumantes, veganos x onívoros, obesos x magros... e inclusive, ainda que pareça incrível, usuários de Mac em frente a usuários de PC.



Compartilhe:




Interessante, em 23/03/2011 às 15:44 por Juliane






Comentários:





destaques em Interessante

Participe de uma experiência sonora 3D impressionante

Embora a indústria do entretenimento venha a cada dia mais v [ler+]

Jovem com metade do corpo é exemplo de determinação

o jovem Doug Forbis de 24 anos nasceu com uma doença muito r [ler+]

Escolha novos finais para filmes com uma nova tecnologia

O cinema costumava ser uma arte autoritária — cabia à platei [ler+]

Nosso cérebro é mais semelhante com o dos macacos do que se pensava

Livros didáticos e as imagens do Google estavam erradas, ass [ler+]

mais vistos em Interessante

Pesquisadores alegam ter encontrado a cidade perdida de Atlântida

A Atlântida ou Atlantis é uma lendária ilha ou continente cu [ler+]

Designer de moda cria roupas feitas de leite

Anke Domaske, uma designer de moda e microbiologista alemã, [ler+]

Esmaltes diferentes

Se você achava que a criatividade das marcas estava no fim, [ler+]

Britânico perde 1/3 da cabeça em queda brutal

Alan Hind tem 28 anos e vive sem um terço de seu crânio devi [ler+]